Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia


Notícias

Espaço reservado para as noticias referentes a Endocrinologia Feminina e Andrologia.

Reposição Hormonal na Menopausa e qualidade de vida

A terapia de reposição hormonal pode ser aliada na garantia de qualidade de vida para as mulheres que estão na menopausa. A afirmação é da endocrinologista e presidente do departamento de Endocrinologia Feminina da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) Dolores Pardini. ?A paciente sempre precisa procurar um especialista, para que seu caso seja avaliado. Porém, normalmente, percebe-se uma necessidade em repor os níveis de estrogênio na maioria das mulheres, com excelente resposta na diminuição e até desaparecimento dos sintomas?, explicou.

A menopausa é o momento em que a mulher não produz mais óvulos, e por conseqüência, não vai mais menstruar. ?É a falência ovariana. Isso faz com que os níveis de estrogênio se reduzam drasticamente no organismo. As queixas mais comuns são calores intensos, irritabilidade, oscilação no humor, maior incidência de infecção urinária, entre outros. Algumas mulheres também relatam dificuldades durante a relação sexual, devido ao ressecamenteo da vagina?, completou. Outro fenômeno causado nesta fase é que aumentam os riscos cardiovasculares, igualando as chances das mulheres terem infartos às dos homens, que normalmente são maiores.

A reposição hormonal não é indicada em casos muito específicos: câncer de mama e no endométrio, tromboembolismo agudo ou crônico, doenças do fígado e sangramentos uterinos sem diagnóstico. A especialista alerta que o tratamento é individualizado, por isso a necessidade de manter o acompanhamento com o especialista, que pode ser um ginecologista com essa especialização ou um endocrinologista.

Matéria online AQUI