Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia


Perguntas mais Frequentes

Perguntas frequentes com as respectivas respostas na área de Endocrinologia Feminina e Andrologia. Antes de enviar a sua dúvida para o site, leia abaixo algumas perguntas mais frequentes, assim como os esclarecimentos fornecidos pela equipe do departamento. As respostas publicadas constituem apenas uma opinião, fornecida à distância, embasada em informações superficiais e sem o fundamental exame físico. Não substituem, de forma nenhuma, a avaliação e o acompanhamento, executados pelo médico assistente.

Não os hormônios das pílulas podem causar retenção de líquido e isto dá uma sensação de ?engorda?, mas é comum haver aumento dos seios devido aos níveis de hormônios das mesmas, que depois retornam ao tamanho normal.

Durante o uso, lógico, mas depois de parar pode-se engravidar normalmente e mais facilmente se anteriormente haviam cistos ovarianos ou endometriose.

Pode-se! Principalmente se esta menstruação é abundante, acompanhada de muitas dores ou antecedida por fortes sintomas pré-menstruais como inchação, dores de cabeça, irritabilidade ou depressão.

Sim, principalmente alguns específicos para isto.

Pode-se, mas isto se faz totalmente desnecessário se este está sendo usado corretamente conforme a orientação do seu médico.

Se tomado corretamente, a incidência de gravidez é de 2 a 3 para cada 100 usuária.

Sim, mas podem permanecer mais brandas ou demorar a melhorar por alguns meses.

Sim! Principalmente logo no início do uso e se permanecer, seu médico poderá trocar por outra de dosagem mais adequada.

Não há necessidade. Ela deve ser tomada enquanto se quiser sua ação anticoncepcional, anti-cólicas e anti-TPM.

Se o início for, exatamente no primeiro dia do ciclo, em 7 dias, mas na dúvida é melhor esperar o término da primeira cartela.